Dica Amoreira: Como fazer um jardim simples e funcional

Quando o assunto é jardinagem, logo associamos à sensação de relaxamento e bem-estar. O jardim é capaz de embelezar qualquer ambiente dentro ou fora de casa.

Existe uma infinidade de opções para criar um espaço verde com toda sua simplicidade e beleza.  E, ao contrário do que se pensa, não é necessário gastar muito dinheiro para ter um jardim em casa. Tudo o que você precisa é ter criatividade e um pouquinho de comprometimento.

Então, se você está pensando em transformar aquele cantinho da sua casa em um espaço charmoso e aconchegante, preparamos algumas dicas simples e práticas para que você possa começar a fazer o jardim dos seus sonhos.

Planeje o espaço

 

O primeiro passo para fazer seu jardim de forma prática é pensar muito bem em como será o ambiente.

Em outras palavras, desenhe como será o espaço. Comece por dois itens fundamentais: definindo a extensão da área do seu jardim e quais serão as plantas mais adequadas para esse espaço.

Quais as melhores plantas para um jardim simples e prático?

A ideia aqui é criar um jardim bonito e funcional e que, principalmente, seja fácil de cuidar. Por isso é importante optar pelas espécies de plantas certas.

Para ambientes pequenos, invista em plantas menores. Outra dica são as mudas de plantas que possuem um menor custo e não costumam crescer muito. Alguns exemplos são: dinheiro-em-penca, filodendros, lírio da paz, echeveria, moreia bicolor e violeta.

Se você pretende criar um jardim interno o ideal é contar com antúrio, begônia, mini cacto, orquídea e ráfis. Mas, se a ideia é contar com uma horta cheia de verduras, frutas, legumes e temperos fresquinhos, você pode apostar nas boas e velhas sementes.

  • Sementes de verduras: alface americana, couve, alface mimosa, almeirão, salsa, rúcula e outras;
  • Sementes de frutas: mamão formosa, tomate cereja, maracujá, melancia e muitas outras;
  • Sementes de legumes: pepino, abobrinha, pimentão, beterraba e muito mais.

Jardim Vertical

Perfeito para quem tem pouco espaço, o jardim vertical em uma parede ou muro cria um visual diferenciado. É capaz de ampliar a área com plantas e ainda dar a sensação de que a sua casa tem muito mais verde. É ideal para varandas de apartamentos, pois fica muito bonito e pede baixo investimento.

Uma boa pedida é optar pelo uso de materiais como paletes que deixam esse tipo de jardim muito mais prático e barato de ser feito, sem deixar de ter um lindo efeito visual.

Atenção com a manutenção do seu jardim

 

Depois de escolher a disposição do ambiente e as plantas que farão parte do jardim, é preciso levar em consideração a parte da manutenção.

Isso porque, mesmo pequeno, esse espaço precisa de cuidados diários – para que suas plantas estejam sempre viçosas. As plantas maiores e mais pesadas, por exemplo, devem ficar em vasos grandes e firmes, para que tenham um bom suporte.

É preciso tomar cuidado também com a espécie das suas plantas. Procure saber as recomendações de sol e água de cada uma delas – para que não acabem morrendo pelo excesso ou falta deles.

Use a criatividade e abuse dos objetos funcionais

 

Se você quer economizar e construir seu jardim de maneira simples, não tem segredo: use a sua criatividade e personalidade na decoração do ambiente.

Ao invés de gastar com decoração, procure utilizar itens reaproveitados e reciclados. As garrafas pets podem ser transformadas em vasos e paletes podem virar suportes para as plantinhas.

Uma decoração não deve ser só visualmente bonita. Para economizar espaço e dinheiro, decore com peças funcionais. Poltronas, pufes, mesinhas e luminárias são um exemplo de decoração funcional que, além de adicionaram requinte ao espaço, também serão bastante utilizadas.

Kit Jardinagem

 

Como falamos no início do texto, a jardinagem é uma ótima atividade para nos ajudar a relaxar e nos trazer a sensação de bem-estar. Em muitos lugares, podemos até mesmo encontrar benefícios de reservar um tempinho para isso. Mexer na terra, cuidar das plantas e claro, colher os frutos. Por isso, para te ajudar, o ideal é sempre contar com um kit de jardinagem.

Para te ajudar nessa missão, separamos alguns dos itens principais (e que você não pode deixar de lado) quando o assunto é kit de jardinagem.

  1. Pá: ideal para fazer pequenas escavações para plantar espécies pequenas;
  2. Ancinho: ajuda a mexer a terra e também é ideal para recolher as folhas secas;
  3. Garfo: assim como o ancinho, também é indicado para mexer a terra antes do plantio;
  4. Tesoura de poda: ideal para cortar flores e plantas;
  5. Regador: para te ajudar na rotina de molhar todas as suas plantinhas;

O mundo da jardinagem é muito vasto e, por isso, é possível encontrar ferramentas para os mais diversos fins. Por esse motivo, antes de comprar, leve em consideração as espécies que você pretende cultivar em casa – para fazer a melhor escolha quando for montar o seu kit.

Vasos para dar volume

 

Independente do tipo do seu jardim, os vasos são ótimos para dar volume ao ambiente sem gastar muito – além de ajudarem na hora da manutenção. Quando for preciso mexer em qualquer coisa, é só tirá-los de lá e pronto.

E mais! Os vasos também ajudam (e muito!) os que querem criar um jardim na varanda do apartamento. Afinal, é possível colocá-los todos em um suporte e deixá-los na parede. Deste modo, você tem um jardim pessoal em sua casa e ainda dá um charme a mais na decoração.

Iluminação

 

Uma iluminação bem planejada faz toda diferença num jardim pequeno. Afinal, ela pode preencher o ambiente e deixá-lo ainda mais aconchegante. Alguns focos de luz, uma luz amarela e alguns efeitos podem deixar o espaço mais agradável e valorizado. Você pode reutilizar materiais naturais como madeira e vasos de barro.

Compartilhar